COLÉGIO SANTA SOFIA

Uma escola inovadora, com 112 anos de experiência formando gerações que fazem a diferença no mundo. Fazemos parte da Rede Damas Educacional, com mais de 16 mil alunos em todo o país. Nossa instituição tem origem na Bélgica, de onde nosso carisma se espalhou pela Europa, África e América. No Brasil, chegamos em 1896, contando atualmente com 14 escolas, uma faculdade e um centro social, todos com a chancela do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.

Propósito

EDUCAR PARA INSPIRAR PESSOAS E TRANSFORMAR O MUNDO

NOSSA HISTÓRIA

Todo sonho pode se tornar realidade quando nele são investidos tempo, dedicação e, sobretudo, fé. Foi assim que o Colégio Santa Sofia surgiu, cresceu e se tornou uma grande referência na cidade de Garanhuns, pelo seu comprometimento com a formação humana, cristã e a excelência acadêmica.

No dia 18 de janeiro de 1912, após a celebração de uma missa solene pelo padre Alberto Pequeno, foi fundado o Colégio Santa Sofia, que funcionava no antigo “Chalé Suíço”. Hoje, está situado na Avenida Nilo Peçanha, n° 20, no centro da cidade de Garanhuns-PE. O nome foi escolhido para homenagear a Superiora Geral do Instituto, naquele ano, Madre Marie Sophie Wauthier, com Santa Sofia como patrona. Por esse motivo, a data de comemoração da festa do colégio foi transferida para 18 de setembro, em homenagem à referida Santa.

O Colégio Santa Sofia é uma instituição privada, confessional, ligada ao Instituto das Religiosas da Instrução Cristã. Inicialmente, funcionava com os “Cursos Livres”, que concediam certificados de valor interno, já que, naquela época, as jovens não precisavam de diplomas. Com o passar dos anos, o Colégio cresceu e já contava com os cursos Normal (ou Pedagógico), Ginasial e Comercial.

Vale ressaltar que, por um tempo, a instituição funcionou em regime de internato, semi-internato e externato. Em março de 1938, o Colégio foi elevado à categoria de Estabelecimento de Ensino Secundário pelo Decreto Federal n° 2596 do mesmo ano. Desde então, tem se dedicado à formação básica, atendendo atualmente desde o Sofia Baby até o Ensino Médio. Atualmente, a escola possui cerca de 1.200 alunos e conta com uma equipe pedagógica competente e comprometida, entre religiosas e educadores.

O Colégio Santa Sofia também se destaca por sua excelente estrutura física, com salas de aula climatizadas, laboratórios de Matemática, Física e Química, salas de aula interativas, quadras poliesportivas, parques infantis, salas de leitura, capela, auditório e áreas verdes com acesso a jardins e sítios. Além disso, contamos com uma infraestrutura de segurança nas portarias e sistema de videomonitoramento.

É importante ressaltar que, desde o início, o Colégio priorizou a responsabilidade social, contribuindo com uma educação de qualidade para a população menos favorecida. Por isso, em 1968, com a iniciativa da Madre Bernadette Loyo, foi fundado o projeto social educacional “Anexo Santa Sofia”, que atende cerca de 200 crianças de 3 a 7 anos, desde a Educação Infantil até as séries iniciais do Ensino Fundamental.

A história desses mais de 100 anos de Colégio demonstra o quanto seu desenvolvimento favorece a comunidade de Garanhuns e cidades circunvizinhas. Estudar no Colégio Santa Sofia é ter um ensino diferenciado, é estar envolvido numa dinâmica que se manifesta além da sala de aula, com profissionais qualificados, artes, viagens pedagógicas, encontros de evangelização, olimpíadas, ensino bilíngue, Sistema de Ensino Bernoulli e um imenso leque de oportunidades para construir conhecimentos e valores necessários para a vida.

É assim que o Colégio Santa Sofia concretiza o sonho inicial da fundadora, Madre Agathe Verhelle: “Sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente à juventude”, priorizando a formação integral de crianças e jovens e revelando a face do Cristo Educador”. Pautada em valores éticos, cristãos e morais, temos uma proposta diferenciada e contemporânea para formar cidadãos que compreendam desde cedo sua função social e sua interação com o próximo e com a natureza.

MISSÃO E VALORES

Missão

O Colégio Santa Sofia faz parte da Rede Damas Educacional e vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã: "Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude". Formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável.

1. Revelar a face atual do Cristo educador;
2. Duc in Altum – Avançar para águas mais profundas;
3. Promover o conhecimento científico e a pesquisa;
4. Respeito e acolhimento à pessoa humana como imagem e semelhança de Deus;
5. Tudo fazer bem com amor e alegria, competência e ousadia;
6. Diálogo, escuta e discernimento;
7. Observância do direito e a prática da justiça;
8. Educar com firmeza e afeto;
9. Comprometimento, ética e transparência.

Hino do Colégio

Letra

Letra e Música: Mons. Pedro M. Godoy

Erguido em colina verdejante
Banhado à luz da aurora em arrebol
Qual rútilo jardim exuberante
Jardim de corações, alma de escol
Fagueira juventude radiosa
Cheia de vibração
É o Santa Sofia, suave harmonia
Que eleva o coração

O grito altissonante deste hino
Que vibra como as vozes de um clamor
É o preito filial, amor divino
Que encerra um ideal de pátrio amor
Avante, juventude estudiosa
Cheia de graças mil
Amor perenal, vibrante febril
Ao nosso imortal Brasil!

A lição de santidade, fala ao sentimento
E sob a luz da verdade fulge o pensamento
Na luta renhida, à sombra da cruz
A instrução é vida, que à glória conduz

E da serrana cidade, brilha a juventude
Num sorriso de bondade, no amor à virtude
Terra, céus e mares, do Brasil dizei
Em todos os lares, Viva Cristo Rei!