Baixe gratuitamente o aplicativo
Colégio Santa Sofia, para pais e alunos!

Use grátis o app!

Carta Pastoral apresenta diretrizes sobre as aparições de Nossa Senhora em Cimbres (PE)

14/10/2021 às 14h24

A Diocese de Pesqueira, por meio da publicação de uma Carta Pastoral, apresenta diretrizes e orientações acerca das presumíveis aparições de Nossa Senhora da Graça, ocorridas em Cimbres, naquele município. O pronunciamento foi feito pelo bispo diocesano, Dom José Luiz Salles, nesta quarta-feira (13), em uma coletiva de imprensa realizada no Colégio Damas, unidade da Rede Damas Educacional no Recife (PE).

O documento, que contém 50 páginas, é dividido em três partes: a primeira, aborda fundamentos históricos, bíblicos e teológicos que respaldam o fenômeno envolve aparições; a segunda, por sua vez, ressalta as dimensões missionária, silenciosa e, ao mesmo tempo, anunciadora da Igreja; e, por fim, a terceira expõe encaminhamentos pastorais.

Em 85 anos, desde a primeira aparição, ocorrida em 06 de agosto de 1936, esta é a primeira vez que a Igreja Católica faz uma declaração oficial sobre as aparições e as mensagens reveladas à Maria da Conceição e Maria da Luz, que é ex-aluna do Colégio Santa Sofia. Esta última tornou-se Religiosa da Instrução Cristã e ficou conhecida com Irmã Adélia. Em 2019, foi solicitada ao Vaticano a abertura do processo de beatificação e canonização e, dessa forma, ela poderá ser a primeira santa pernambucana.

“Declaramos que, nas relatadas aparições da Virgem Maria, na Aldeia Guarda, sob o título de Nossa Senhora da Graça, há elementos, traços e sinais que abalizam e sinalizam a grande probabilidade do caráter sobrenatural da experiência vivida pelas jovens Maria da Luz, Irmã Adélia, e Maria da Conceição”, afirmou o bispo diocesano.

O teor das mensagens também foi outro ponto abordado por Dom José, que ressaltou a autenticidade e a comunhão com a Igreja. “As mensagens comunicadas durantes as alocuções com as videntes, acuradamente documentadas e cuidadosamente analisadas estão em profunda consonância com as verdades da fé cristã contidas nas Sagradas Escrituras e na Doutrina Católica e em nada contrastam com a moral e os costumes”, destacou.

O local das aparições, que costuma receber romeiros de todos os cantos do país e do mundo, conta, a partir de agora, com a dedicação exclusiva de um padre diocesano, que foi designado para acompanhar e dirigir, espiritualmente, os grupos de fiéis que visitarem o lugar. A chegada do sacerdote possibilitará uma frequência maior na celebração de missas e no sacramento da confissão para os romeiros.

A superiora provincial do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, Irmã Cleonice Santos, comemorou a iniciativa. “Trata-se de um dia histórico, carregado de grande significado para todos nós. Estar, neste lugar, já é uma graça, pois é um espaço que nos envolve e nos fortalece espiritualmente. Aqui, as pessoas encontram alívio, sobretudo nas situações de dor em que o Senhor nos coloca no colo”, afirmou.

Na ocasião, também estavam presentes o postulador da Causa de Beatificação e Canonização de Irmã Adélia, Frei Jociel Gomes; o presidente da Comissão Histórica, professor Carlos André Moura; o vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Luciano Brito; e a irmã Flávia Matias, do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã. Em seguida, foi celebrada uma missa na Capela do Colégio Damas na intenção pelos oito anos de falecimento da religiosa.